quarta-feira, 29 de junho de 2011


Promotor de Justiça: Edmilson Barbosa Leray

Promotor da Infância e Juventude de Altamira É afastado do Cargo

Por decisão unânime do Colegiado de Procuradores de Justiça do Estado do Pará, o Promotor de Justiça, Edmilson Barbosa Leray, foi afastado do Cargo de Promotor da Infância e Juventude junto a Comarca de Altamira. Edmilson Leray está sendo investigado por atos que destoam da lei quando, ainda era Promotor atuante em Vitória do Xingu, onde as conselheiras tutelares afirmaram por denúncia que referido Promotor Justiça usou e abusou de seu cargo público. As acusações deram conta de que Edmilson Leray realizava festas junto com o prefeito Liberalino Neto, com a presença maciça de meninas menores de 18 anos. As acusações vão além do óbvio, tendo Edmilson Leray mantido uma conselheira tutelar em cárcere privado, além de fazer vista grossa diante das denuncias feitas contra Liberalino Neto no ano passado.

Prefeito de Vitória do Xingu: Liberalino Neto
Após as denúncias da Presidente da Câmara Municipal daquele município e das Conselheiras Tutelares junto a OAB em Altamira, o representante da Subseção, advogado Otacílio Lino Júnior, corajosamente formulou a Representação Criminal contra o Promotor atrabiliário, que ao aportar no Ministério Público, onde no dia o Procurador de Justiça Marcos Antonio Ferreira das Neves, assinou a portaria Nº 018/2010-MP/PGJ que acatou as denúncias e instaurou Procedimento Investigatório contra Edmilson Barbosa Leray.

 Dentre as acusações das Conselheiras contra Edmilson Leray, constam: TORTURA, COAÇÃO A TESTEMUNHA, ABUSO DE AUTORIDADE, CÁRCERE PRIVADO E FAVORECIMENTO DE GRUPOS POLÍTICOS.

Edmilson Leray vinha sendo investigado, porém voltou a assumir o cargo no início desse ano, situação que revoltou os moradores da pequena cidade de Vitória do Xingu.
No dia 16 de Março deste ano, uma grande manifestação foi feita pelos moradores na frente do Fórum na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Altamira, repudiando a decisão que reintegrou aquele Promotor de Justiça justamente no local onde perpetrava seus atos arbitrários.
Recentemente a Vereadora Elsa Dall"acqua, que representou contra Edmilson Leray, fazendo várias denuncias contra o mesmo, foi cassada em Vitória do Xingu, num ato imoral, cínico e audacioso dos demais edis, numa ação dirigida certamente, pelo referido Promotor de Justiça. Depois da cassação, a vereadora viu-se escandalizada naquele município.
Uma carta de protesto ainda foi feita em Novembro de 2010, por entidades como a Prelazia do Xingu, OAB, AIMAT, FVPP entre outros, que já pediam a manutenção da Ação Cautelar, sendo arraigado no documento dentre outras o transcrito: “Assim, as entidades infra-firmadas asseguram que o Promotor de Justiça, EDMILSON BARBOSA LERAY NÃO É DIGNO DE CONFIANÇA para ocupar o assento da 1ª Promotoria de Justiça de Altamira, pois já comprovou, de formas variadas, não zelar pelos princípios que regem o Ministério Público, razão pela qual, de forma enfática, requeremos o seu imediato afastamento das comarcas em que atua”.
Diante de vários documentos anteriormente solicitados, a corregedoria decidiu por maioria de votos, deferir o pedido de afastamento cautelar e preventivo de Edmilson Barbosa Leray. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, Nº. 31940 de 20/06/2011. Consta no documento: “... o afastamento se faz necessário tendo como finalidade, manter isenta e sem qualquer interferência, as investigações no objeto dos autos processuais contra o promotor”.
Dessa forma, o Promotor de Justiça, Edmilson Leray enfrenta um Procedimento Administrativo Disciplinar junto a Corregedoria de Justiça do Ministério Público, onde inclusive já teve em sua defesa Procuradores eleitos pelo voto imundo desse Promotor, que certamente seus atos no exercício da profissão sejam nulos de direito, haja vista está a responder a processos, como o de número 020/2011/MP/CGMP, e o afastamento é uma medida que previne a lisura do processo, as investigações não devem parar por interferência dos padrinhos dentro do Ministério Público, do referido Promotor.
O Procurador de Justiça, Ricardo Albuquerque esteve em Altamira nos dias 21 a 23 deste mês instruindo o procedimento, e naqueles dias o diligente Procurador colheu depoimento de várias testemunhas do abuso de poder do Promotor, entre as quais a Vereadora Elsa Dallacqua e de duas Conselheiras Tutelares do município de Vitória do Xingu, inclusive uma delas entrará para o Programa de proteção a Testemunhas, dado a ação criminosa do Promotor de justiça Edmilson Leray, que está há mais de nove anos enraizado naquela área onde teria adquirido um grande patrimônio, o que também deveria ser alvo das investigações do famigerado GEPROC... Data vênia! Olho por olho dente por dente.  Até porque, os vereadores que a mando do Promotor cassaram a vereadora Elsa ganham R$ 1.900,0000, e estão comprando fazenda no valor de R$ 500.000, e seria através dos chamados laranja. (Fonte: F-Adms)

3 comentários:

  1. Sr Jornalista, noto que nem todas as postagens são suas... estou enganado? Há uma diferença na linguagem de certos textos e de outros. Por exemplo, essa matéria da unimed não é sua, certo ou errado? Não fique aborrecido, é pura curiosidade... mas, se for sua, quero dizer que gostei, e se não for, diga ao autor que gostei muito, pois sou usuário dessa empresa e sinto na pele o distrato com os pacientes que a maioria dos médicos fazem, alem do distrato lá na urgência.
    Um grande abraço... :)))

    ResponderExcluir
  2. Caro Jornalista, boa noite.
    Acho que você vai gostar de acessar este site:
    http://www.vemevetv.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Caro Jornalista,é muito interesante a matéria. Porém em nenhum momento vc nada fala da vereadora que foi caçada por roupo do dinheiro publico que por sinal é meu. Vc nada falar que outros promotores de justiça utilisaram carros roubados nada aconteceu. Isto é nojento promotores de justiça utilizar um carro roubado e nada acontece e se fosse vc? não estaria preso? Como é que promotor de justiça vai estar num audiência se ele mesmo e ladrão recptor... Vai fundo analises os fatos antes de publicar. Parabéns

    ResponderExcluir