
ÍNFIMA CARREIRA
Em pleno regime militar foi criada a Polícia Civil de Carreira, na qual, só poderiam ingressar para exercer o cargo de delegado, bacharéis em Direito, com o intuito de uma melhor prestação de serviço para a população. Porém, o que nós vimos foi essa instituição se voltar contra o povo ao servir de paus mandados dos militares, prendendo e arrebentando quem se opunha ao regime e os marginais que ficaram famosos pela imprensa.
Com a Constituição de 1988 a Policia Civil passou a ser denominada de Polícia Judiciária, que teria como função primordial as apurações de infrações penais, exceto, as militares.
Dentro da democratização do País, os políticos deram as costas para essa instituição, pois a mesma devido a sua subserviência aos militares ficou estigmatizada como corrupta e violenta, ou seja, não acompanhou a democratização e nem também foi privilegiada com investimentos o que já acontece nos dias atuais. Mesmo assim, presenciamos o recrudescimento da violência, haja vista, as prisões sem o estado de flagrante ou ordem escrita da autoridade judiciária, causando verdadeiro imbróglio dentro da segurança pública em virtude da permanência do modus operandi da Polícia Civil, ou seja, continuam usando o corpo em detrimento do cérebro, em suma, a Policia civil era constituída de bestas feras e até hoje sofre dessa influência maligna.
Os delegados no afã de um melhor salário reivindicam a isonomia com as carreiras jurídicas, o que até hoje não conseguiram em sua plenitude, pois os governos não reconhecem o cargo de delegado como sendo de carreira jurídica e sim como membros da segurança publica, o que concordamos. Senão vejamos: Os membros da Polícia Civil que querem ser de carreira jurídica, não se colocam dessa forma, mesmo se auto intitulando como tal, sendo subservientes as outras carreiras, quando na verdade, não existe hierarquia entre as carreiras jurídicas, e essa subserviência é fácil de notar, quando os delegados bacharéis em direito não se prestam a cumprir as leis com dignidade e altivez Por exemplo: Uma ocorrência de abandono de lar que fora encaminhado pelos Juizados ou Defensores Público, e os delegados fazem tal ocorrência, esquecendo-se ou não sabendo, que para este registro deve estar o abandono de lar ter um ano sem interrupção de afastamento do lar, deve ser voluntário, quer dizer, a pessoa saiu sem ser ameaçada, sem ter motivo por brigas ou constrangimento.
Por estas e outras, que os delegados de Polícia Civil não são considerados de carreira jurídica, pois como já dito acima, submetem-se aos caprichos e a desídia de outras carreiras.
Em suma, os delegados de Policia Civil, por sua péssima atuação, podem ser considerados dentre os cargos que exige o bacharelado de direito; ínfimos, basta se ver que não há delegados de Polícia Civil, participando do Prêmio Innovare.
Tanto é, que um delegado hoje aposentado, conhecidíssimo por sua desídia, e apelidado de Jaburu Peçonhento, metido a intelectual, em uma litiga penal entre seu parente e o delegado Paulo Tamer, subservientemente como um cordeirinho, sua marca maior, foi até a magistrada do feito pedir licença para assistir a audiência, quando qualquer idiota sabe, que as audiências Penais são públicas, finalizando por sair chorando abraçados com a parenta, com mais uma derrota em suas vidas profissionais e pessoais, tendo Paulo Tamer, de cabeça erguida, peito tufado, rindo dos abestados.
eLEVADÍSSIMA CARREIRA: auxiliar segurança TJ kakaka
ResponderExcluirHoje não se vislumbra o pseudo status de alguma carreira e sim o aspecto financeiro. Veja Anônimo fustrado; Um Auxiliar de Segurança do TJEPA, honrosamente, ganha hoje em média R$7.432, soma superior a de muitas carreiras análogas, sem nenhum burracharelado como exigência ao ingresso na mesma.Já para delegado de Policia Civil,o que deves ser com recalques, sim, e continuam na pindaíba, com pires nas mão puxando saco, sendo presos por roubo, assassinato, corrupção e tantos outros crimes. Tu calado é um poeta...Fona das "carreiras"!!!
ResponderExcluirEssa doeu. Quem não se garante, tem que ficar calado mesmo. Oportunidade que foi perdida pelo anônimo acima. Não estou defendendo nenhum dos lados, mas que a porrada foi bonita, ahh isso foi. Deixou o incógnito sem lingua. Sr. bloguista, estou curioso, quem é o assim denominado por V.Sa. Jaburu peçonhento ou carro Velho a quem o sr. se refere? Se não quiser ser explícito, dê mais detalhes.
ResponderExcluir